quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Como água para chocolate

Um filme povoava minha lista de "para assistir com urgência" há anos. Por alguma razão, nunca encontrava tempo para deitar na cama (ou sentar na cadeira!) e ganhar algumas horinhas com a exibição. Acho que de certa maneira, tudo vem na hora exata. Acredito que se tivesse visto esse filme antes, não teria entendido com a maturidade que tenho hoje, as mensagens que percebi. Para quem não conhece, "Como água para chocolate" é um filme mexicano, que tem como personagem principal Tuti (Lumi Cavazos). Essa menina nasceu na cozinha, numa espécie de sítio de sua família, enquanto sua mãe estava cortando cebolas. Logo em seguida, seu pai morre de um ataque cardíaco porque teve sua paternidade questionada. Nesse processo, a mãe de Tuti guarda verdadeira mágoa da filha, além de inúmeros segredos. A mãe de Tuti, extrememente severa, lança uma espécie de maldição para a menina: ela deveria cuidar de sua mãe até a morte, sendo impossibilitada de casar. Sua mãe veta o matrimônio com Pedro, que acaba casando com sua irmã, apenas para ficar próximo de sua amada.

Cada episódio da vida de Tuti é marcado por uma passagem na cozinha, inclusive de acordo com o sentimento que ela vivencia. Além de receitas divinas, Tuti também é uma bruxa cozinheira porque consegue transportar para a comida - e gerar em quem come - uma parcela do que se passa em sua alma.
Lindo filme, encantador. Recomendo.

Aliás, descobri esse restaurante espanhol, cujo nome leva o título do filme. Quer coisa mais delícia? O menu conta com pratos sensuais e afrodisíacos e cardápio baseado nos pratos de "Como água para chocolate". Imperdível!

4 comentários:

Maria disse...

O filme é uma delícia mesmo. Achei muito boa a cena de quando ela faz o bolo de casamento da sua irmã e suas lágrimas caem na massa do bolo. Na festa, ao comerem do bolo, os convidados começam a chorar. Achei muito legal! Super recomendo.

Nina disse...

Esse filme é uma paixão antiga! Tita é minha inspiração na cozinha. Indico também o livro, que é um encanto portátil! Ü
Beijos

Juliana disse...

Olá Rachel!

Sou sua colega no Personare! : )

Delícia de indicação de filme e delícas de blog também!

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Olá Juliana,

que boa notícia! Você escreve pro personare também? Vou procurar suas matérias!

Venha sempre.

Muitos beijos, Rachel