sexta-feira, 8 de julho de 2011

Caldo de Frango


Quando postei no facebook que estava preparando o caldo de frango para substituição do caldo comprado no mercado, muita gente me pediu a receita. Então, resolvi compartilhar ela aqui no blog, para quem quiser anotar e, mais do que isso, experimentar. Vale a pena porque é extremamente natural, não faz mal à saúde e não tem corantes e ingredientes artificiais! Aprendi este caldo com a querida Chef Cris Leite. Confiram:

Ingredientes:

6 litros de água
70 gramas de aipo
3 unidades de alho descascado
900 gramas de carcaça de frango
2 unidades de cebola branca descascada
2 unidades de cenoura com casca
2 unidades de cravo da india
2 unidades de folha de louro
70 gramas de folha de alho poró
6 unidades de grão de pimenta do reino branca
1 molho de salsa fresca

Preparo:

Lave bem a carcaça do frango. Leve a carcaça do frango ao forno a 180º C por 15 minutos.
Refogue a carcaça do frango, junte  a cebola, o alho, a cenoura, o alho poró, o aipo, a salsa, a pimenta, as folhas de louro e o cravo da índia. Adicione a água. Cozinhe por 1 hora em fogo baixo. Durante o cozimento retire com a escumadeira os resíduos. Passe o caldo pela peneira. Para congelar: colocar o caldo em formas de gelo, levar ao freezer. Depois de congelado, retirar da forma e acondicionar em saco plástico no freezer por até 3 meses.

Informações:

O legal deste caldo é que você utiliza ingredientes que normalmente são sobras de outros pratos. Digamos que são ingredientes menos nobres, como as folhas do alho poró, que geralmente são descartadas. Com isso, conseguimos aproveitar integralmente todos os ingredientes. Nada se joga fora na cozinha!

Nenhum comentário: