segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Livro do Brigadeiro!


Estava passeando pela livraria Saraiva numa tarde bastante agradável quando encontro de supetão um livro que me chamou muita atenção. Não só por eu ser fã de brigadeiros (chocólatra...), mas também por eu ter uma enorme admiração pela Juliana Motter. Essa menina doceira é chef-pâtissière do Ateliê Maria Brigadeiro (o primeiro do Brasil especializado no doce!). Me identifico muito com ela pela história de vida. Ela era jornalista, trabalhava numa revista feminina e largou a área para seguir seu caminho pela gastronomia. Ah, Maria Brigadeiro era o apelido dela quando criança.


Juliana Motter acabou de lançar um livro com informações sobre sua vida e ligação com o doce, a história do brigadeiro no Brasil (o brigadeiro é coisa nossa!) e dicas maravilhosas! Não sei se vamos encontrar no livro a receita do sucesso dessa moça, mas certamente dá pra ter uma boa noção do preparo e de ingredientes que podemos e não podemos usar, tais como:
  • usar chocolate em pó de verdade (e não Nescau...),

  • usar manteiga e nunca, jamais em nenhuma hipótese margarina (é diferente,sim!),

  • ter paciência (se ficar desatenta, você corre o risco dele empelotar) e...

  • Se empelotar, tire imediatamente do fogo e bata com força (o que não será difícil no estado de humor em questão,rs...)!
Achei a receita do brigadeiro clássico da Juliana bem diferente da que eu costumo fazer (e você?), quero experimentar!

Brigadeiro Clássico Caseiro:

Ingredientes:


  • 1 lata de leite condensado

  • 3 gemas de ovo caipira

  • 1 colher (sopa) de manteiga extra

  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó

  • raspas de um bom chocolate para confeitar

Preparo:


Coloque a água para ferver em uma panela e cozinhe ali uma lata (fechada) de leite condensado por 30 minutos. Espere esfriar um pouco (o conteúdo fica quentíssimo), abra a lata e desepeje seu conteúdo em uma outra panela, com as gemas, a manteiga e o chocolate em pó. Misture bem, leve ao fogo e mexa sem parar até formar uma bola (sim, minha avó escreveu "bola").


Quando estiver frio, faça bolinhas com essa massa, passando-as em seguinte, em raspas de chocolate.


6 comentários:

Rafael Lopes disse...

Adorei! Faz que eu quero ver se é bom! :)

Gabriela Presente disse...

humm, brigadeiro com gemas?! nunca fiz... vou testar essa receita...

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Pois é... Ainda não experimentei com gema de ovo, apesar de ser bem tradicional mesmo. Fiquei curiosa para fazer essa receita. Agora no feriado....rs...

Anônimo disse...

Meu nome é Leda, sou nutricionista e chef de cozinha, e comprei o livro, adorei as dicas mas, o brigadeiro com gemas, eu particularmente não gostei, pois apesar da gema ter sido peneirada, ao engolir, a boca ficou com gosto residual de ovo.
Outra coisa que eu não gostei no livro foi parte onde a autora descreve o brigadeiro do popular ao requintado, e abomina o chocolate granulado. O brigadeiro popular, aquele que logo vem a mente da gente quando dizem a palavra "brigadeiro", é aquele com chocolate granulado. Colocar caquinhos, castanhas e outros é aperfeiçoamento, mas o granulado é o tradicional, o mais popular, e eu defendo.

Anônimo disse...

Como ovo fica ruim eu ja fiz com ovo e ficou ruim e depois fiz sem ovo e ficou uma delicia

Anônimo disse...

Faço com gemas, e fica muito mais macio, e em hipotese alguma fica gosto de ovo