sábado, 21 de fevereiro de 2009

O Chef do Barco.



Uma semana antes do carnaval. Ilha Grande. Praia de Abraão. Acampamento Cantinho da Ilha. Sol perfeito e passei de barco. Tudo corria muito bem, a calma imperava. Eu deitei e comecei a pensar na vida, nos questionamentos que sempre faço, nos caminhos que percorri até aqui... E de repente, fui invadida por um cheiro maravilhoso num local que imaginava ser impossível comer bem: uma escuna. Não tocava Ivete Sangalo e não estava repleto de pessoas pulando. Pelo contrário, tudo era bem perfeito: poucas pessoas, paz, segurança no mar e respeito com a natureza (coisas raras de encontrar hoje em dia, infelizmente) e gente agradável e feliz em volta. Me senti tão bem, tão em casa. Comecei a perceber que aquele cheiro estava me contagiando, me vi com desejo de provar o que aquele chef "do andar de baixo" estava preparando. E confesso que fiquei curiosa em saber como ele conseguia o feito de lidar com várias panelas e tempos diferentes de cozimento no ir-e-vir das ondas! Primeiro tive uma grande surpresa com o prato... Um peixe com molho de camarão (que eu tive que passar um papo nele para descobrir a receita! Não poderia sair dali sem perguntar) com arroz e uma salada com um molho saboroso! Cada mordida um "huummmm" diferente! Aqui vai o nome do barco para fazer a propaganda: Phoenix. E você pode comprar a passagem na loja em frente ao cais.

Depois, não resisti (não consegui conter a curiosidade) e durante uma parada fui conhecer a cozinha do barco. Fogão cooktop improvisado, pratos montados, pedidos grudados na janela... E uma pessoa extremamente carismática (e, para minha surpresa, sarada!) atrás da bancada. Elogiei, fiz perguntas... Esse universo me cativa muito.

Na saída consegui pegar a receita do maravilhoso molho de camarão, explicado naquela corridinha rápida entre os últimos instantes no barco e o desembarque...

Aqui está:

l Molho de Camarão para cobrir o peixe do Chef sarado (cometi o erro de não perguntar o nome):


Coloque numa panela manteiga e cozinhe cebolas cortadas e o camarão. Adicione apenas um pouquinho de curry para dar sabor (não exagere para não ficar muito forte) e o molho de tomate. Deixe marinar. Depois coloque um pouco de alho picadinho e pronto. Pode cobrir o peixe (no caso, o que ele usou foi o dourado).


Fica uma delícia!


Ao conversar com um amigo mais tarde, percebi como as pessoas tem aptidões diferentes e como se adaptam a elas. Como cada um cria o seu universo e percorre caminhos de vida a partir disso. Conhecer esses universos é gratificante...

Nenhum comentário: